terça-feira, 7 de março de 2017

Acho que estou pensando muito em finanças...

Meu dia hoje foi igual a todos os dias desse mês, talvez igual a todos os meses do ano que passou e isso é assustador... Olho um gráfico, entro num blog de investimentos, consulto algumas taxas de renda fixa, comento num fórum, comparo meus cálculos com os da minha corretora de valores (só pra garantir), comemoro sozinho o aporte maior que o do mês anterior...

A conclusão é uma só:

Penso demais em finanças!

E o motivo por pensar demais em finanças é óbvio: Por que quero parar de pensar em finanças, por que não quero mais me 'preocupar' com dinheiro.

Parece sem sentido, paradoxal, mas é bem mais comum do que se imagina.  Vou tentar explicar meu caso e minha angustia que pode ser a mesma de outros amigos da blogsfera de finanças.

Pois bem, quero minha independência financeira para não ser mais um escravo desse modelo de mercado que nos enjaula por mais de 8 horas por dia (no meu caso, muito muito muito mais do que as 8 horas contratuais...e olha que não estou somando o tempo casa-trabalho / trabalho-casa ), que nos amedronta com a possibilidade de demissão, que nos faz ter uma péssima noite de sono,  que nos faz esquecer o significado da expressão ‘qualidade de vida’, que nos faz vender nossos ativos mais valiosos a preço de banana: o nosso tempo , a nossa vida.

A pergunta sempre vem na cabeça: Será que estou deixando de viver o presente por um sonho de liberdade no  futuro?

E não pensem que sou desses que sonham com a permanent vacation (salve Aerosmith), ou em bom português, férias permanentes. Sonho com um uma vida de paz e sossego (antes que falem, não sou de humanas), sonho apenas com viver a porra da vida.

Esse post não é depressivo nem desesperado, é reflexivo... é para dizer que continuo na luta mesmo com todos esses conflitos internos naturais de qualquer ser humano.

Nós vivemos num mundo totalmente conectado, cheio exemplos concretos de realização pessoal, profissional e financeira  de amigos virtuais com os quais temos mais proximidade do que  certos parentes.(pura verdade, não?)

A mensagem que quero passar nessa postagem é que não devemos desistir jamais dos nossos sonhos e projetos. Teremos dificuldades e questionamentos em diversos momentos. Vamos seguir em frente, SEMPRE! 


Deixo aqui abaixo links que me inspiram constantemente e espero que façam diferença para vocês que estão lendo.

Viver de Renda (o mito)

Viver de Construção

Soul Surfer

Frugal Simple

Abraços,
M.R.F

15 comentários:

  1. Putz, tenho pensando muito em finanças também!
    É o dia todo pensando em como investir, onde investir, como melhorar a rentabilidade, etc...
    Paradoxo! kkk
    Estou "preso" só pensando na "liberdade" financeira. Melhor começar a pensar em viver o agora. Fazer o aporte do mês e acompanhar de vez em quando só... sei lá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade IP...é o eterno conflito de quem busca a independência financeira.

      Abraços
      M.R.F.

      Excluir
  2. Pode ter certeza de que vc não é o único a pensar demais em finanças, MRF. Acho que isso aqui acaba se tornando meio que um vício (bom). Não sei até que ponto isso é ruim, mas creio que nós que somos disciplinados e pensamos a longo prazo, acaba sendo assim mesmo. O que importa é garantir uma vida tranquila daqui a alguns anos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela visita,EP!
      to tentando ficar moderado nesse 'vício', mas é complicado!
      Concordo com vc, o foco é garantir uma vida plena e tranquila daqui a algum tempo!

      Abraços,
      M.R.F.

      Excluir
  3. Fala MRF,

    Quanto menos você ficar olhando, mais seu patrimonio vai crescer.

    Investimento é igual troca de oleo do carro, de 6 em 6 meses ou de 1 em 1 ano reavalie baseado nos fundamentos, esqueça preço, e faça o máximo pra manter seu dinheiro em valor.

    Foque no trabalho, que assim vc nao tera nem tempo de lembrar da corretora.

    Nem lembro ultimo dia que acessei, esta sendo a minha melhor fase de investir em renda variavel, pouco me importa o preço e o que esta acontecendo, eu vou la, pego o dinheiro, reinvisto e vou viver e trabalhar.

    Tente ir reduzindo aos poucos ate parar de acompanhar.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal te-lo aqui VdC!! Sou leitor assíduo de seu blog a muito tempo!

      Vou tentar seguir seus conselhos de verdade!

      Forte abraço,
      M.R.F.

      Excluir
  4. Quem não pensa muito em finanças HOJE, pensará com certeza todos os dias e todas as horas na velhice. Não tem como não pensar. Finanças faz parte da própria vida, assim como saúde, relacionamentos, trabalho e educação. Persista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. excelente ponto de vista frugal. melhor pensar desta forma mesmo!
      abraços
      M.R.F.

      Excluir
  5. Também penso muito em finanças, inclusive me dá prazer, estudar, ler livros, ler resultados trimestrais de empresa, eu gosto. Tento fazer outras coisas para distrair nas folgas, para não ficar tão bitolado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela visita Beto, realmente essa fixação não é saudável, mas o amigo Frugal deixou mais acima um ponto de vista bem interessante.

      Abraços
      M.R.F.

      Excluir
  6. Opa! Se puder adicionar meu outro blog no blogroll, ficarei grato: Porta dos Investimentos (http://portadosinvestimentos.blogspot.com.br)

    Adicionarei seu blog neste novo blog também!

    Muito obrigado e um abraço!

    Ps.: Desculpe a mensagem fora do tema, blog novo, tem que pedir aos amigos ajuda! Valeu!

    ResponderExcluir
  7. Caraca, li o seu post pensando que era eu mesmo rsrs...

    Penso muito mais muito em finanças, investimentos etc...penso tanto que nem sei se vai ter tanta graça quando alcançar a IF (Mentira, vai ser tesão pra cacete)...

    Abs amigo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O dia da IF deve ser mágico....sem sei será minha reação!
      Abraço,
      M.R.F.

      Excluir