quinta-feira, 2 de março de 2017

Como usar o Google Charts em um post do seu Blog – Inserindo gráficos dinâmicos

Com o intuito de evitar fazer inúmeros uploads de imagens em postagens e dar um ar menos amador ao blog (ainda não alcancei este objetivo, mas sigo tentando) que me deparei com uma ferramenta fantástica: O Google Charts que monta gráficos animados numa linguagem extremamente simples (sim, isso mesmo, os gráficos se movimentam e exibem informações ao passar o mouse).

Prometo não me aprofundar no código (até porque nem seria capaz) e ser bem objetivo. Garanto que ao final desta leitura todos conseguirão inserir gráficos bem interessantes em seus blogs (fiz esse post pensando no pessoal da blogsfera de finanças que posta mensalmente o acompanhamento da evolução patrimonial, mas acredito que seja útil para qualquer nicho).

Vamos lá, tudo que você vai precisar é seguir este pequeno passo-a-passo:

1) copiar o código do gráfico de pizza no Google Charts

2) editar a parte amarela do código com os nomes e valores que desejar 


3) Na aba 'HTML' da postagem de seu blog, colar o código editado




4) Pronto! Já pode publicar a postagem e testar os efeitos do gráfico.

obs: O gráfico gerado no início do post é exatamente o do exemplo dado. Os valores percentuais são padronizados e inseridos automaticamente.

Existem dezenas de outras possibilidades de gráficos dentro do site do Google Charts como linhas, colunas e combinados. Espero ter ajudado com este primeiro passo!

Abraços,
M.R.F.

Um comentário:

  1. pra ser sincero, achei legal você compartilhar essa ferramenta de gráficos, mas prefiro as imagens. da pra fazer gráficos bem melhores em excel e depois colocar como imagem. achei os graf. do chart api bem simples, mas não leve a mal. gostei do blog.

    ResponderExcluir